A ABRAMET – Associação Brasileira de Medicina de Tráfego realiza nessa sexta-feira (26/09), a partir das 14h30, uma coletiva de imprensa para apresentar a publicação \”Acidentes de Trânsito no Brasil: a situação nas capitais\”, elaborada pelas responsáveis pelo Departamento de Epidemiologia e Estatística da ABRAMET Maria Helena de Mello Jorge e Maria Sumie Koizume. O evento será no mini-auditório do Instituto de Engenharia, em São Paulo.

Baseado em levantamentos do Denatran (Departamento Nacional de Trânsito), Ministério da Saúde e IBGE, o livro traz em suas quase 260 páginas dados estatísticos e analíticos sobre a evolução da frota de veículos, acidentes de trânsito com vítimas, características das vítimas fatais, além de uma análise aprofundada das internações hospitalares.

Diferentemente da publicação anterior – \”Acidentes de Trânsito no Brasil: um atlas de sua distribuição\” – que revelava informações dos estados brasileiros, esta edição compõe estudos feitos nas 27  capitais do País. O período que permeia grande parte da pesquisa é de 10 anos, de 1996 a 2006.

\”O livro é fartamente ilustrado com tabelas, gráficos e mapas\”, descrevem as responsáveis pelo levantamento, que também fazem parte do corpo docente da Universidade de São Paulo (USP). As pesquisadoras ainda alertam que este material é um importante subsídio para a elaboração de políticas preventivas que amenizem um problema crônico no Brasil: o aumento gradativo dos acidentes de trânsito.