O Sistema Antibloqueio de Frenagem (ABS) completa 30 anos desde que foi produzido em série pela Bosch, em 1978. Segundo a empresa, o ABS é pioneiro entre todos os sistemas de segurança ativa para veículos e previne o travamento das rodas numa frenagem de emergência, mantendo o controle do veículo e permitindo que o motorista desvie do obstáculo, caso não haja espaço suficiente para parar o carro.
A criação do ABS permitiu o surgimento de outras inovações como o TCS – Sistema de Controle de Tração, lançado em 1986 e o ESP (Sistema de Controle de Estabilidade), lançado em 1995, todos desenvolvidos pela Bosch. No ano passado, 76% de todos os veículos novos produzidos no mundo saíram de fábrica equipados com ABS. Em 2008, a empresa espera produzir cerca de 21 milhões sistemas ABS.
Na Europa, Estados Unidos e Japão, o ABS é equipamento de série, e em mercados emergentes, a taxa de instalação é crescente. No Brasil, por exemplo, um em cada sete veículos sai de fábrica equipado com ABS. Na China, esta proporção já é de dois para cada três novos veículos.
Em agosto do ano passado, a Bosch inaugurou a primeira linha de produção de ABS da América do Sul, com investimento de cerca de R$25 milhões. Instalada numa das unidades fabris da Bosch em Campinas-SP, esta linha produz o ABS geração 8, a mais moderna disponível no mundo.