Wagner Sá, membro da ABRAFA (Associação Brasileira de Fabricantes de Aditivos), conclui durante sua palestra no 1º Simpósio Internacional de Combustíveis, Biocombustíveis e Emissões, promovido em São Paulo pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, que a adição de aditivos na gasolina pode reduzir a emissão de poluentes na atmosfera. \”Na China, país conhecido por problemas com poluição, obriga o uso de aditivos em 100% da gasolina ofertada\”. Segundo ele, outros países com a mesma porcentagem são Estados Unidos, México, Colômbia e Tailândia.

No Brasil, há a presença de aditivos em cerca de 20% da gasolina ofertada. Já na Europa, apesar de não ser obrigatório o uso de aditivos na gasolina, existe a recomendação das montadoras e órgãos ligados ao setor para o uso desse tipo de combustível. \”Para chegar no mesmo patamar dos outros países, estamos formalizando uma nova proposta, já que temos tecnologia aprovada, distribuidores e sistema logístico desenvolvidos para esse objetivo\”, afirma Sá.

De acordo com Sá, além da redução de emissões, os aditivos também podem controlar a formação de depósitos no tanque do automóvel e manter o desempenho conferido pelo fabricante. Ele também ressalta que a utilização de aditivos combate a fraude no setor de combustíveis, uma vez que a ANP (Agencia Nacional de Petróleo) teria informações complementares sobre porcentagem de aditivos na gasolina dos fabricantes. \”A agência teria condições de comparar os dados obtidos por seus associados\”, finaliza.