A Comissão Técnica Veicular da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA) avalia positivamente o uso de faixa refletiva em veículos comerciais leves e reboques, como picapes acima de uma tonelada, vans e furgões. Para a associação, a utilização das faixas refletivas em veículos de grande porte é importante e os números de estudos do governo norte-americano comprovam a redução de colisões. Entretanto, a questão envolvendo a instalação do dispositivo em automóveis é mais complexa e causa impacto nas montadoras devido as novas adaptações que deveriam ser realizadas nos veículos. Dessa maneira, caso o Projeto de Lei 5449/02 de autoria do deputado Max Rosermann (PMDB-PR), que trata sobre a obrigatoriedade das faixas refletivas em automóveis seja aprovado, a estética dos carros seria modificada com a instalação desse dispositivo de segurança. \”As novas regras teriam que ser acomodadas ao designer dos carros fabricados no País, porém não sabemos como os consumidores de outros países reagiriam. Além disso, ter designers diferentes para o produto vendido no Brasil encarece os projetos,\” explica Marco Antonio Saltini, presidente da AEA.