A ALL, empresa de logística com base ferroviária na América Latina, e a multinacional belga Katoen Natie firmaram parceria para criar uma nova opção de transporte de contêineres entre Paulínia e o porto de Santos, em São Paulo. O novo canal representa uma evolução no transporte ferroviário no estado de São Paulo e prevê a movimentação ferroviária a partir do Centro de Distribuição Multimodal (CDM) localizado em Paulínia, com capacidade para movimentar cerca de 110 contêineres por dia.

Desde que assumiu o controle da Brasil Ferrovias (concessões Ferroban, Ferronorte e Novoeste), em maio de 2006, a ALL têm investido para otimizar a operação ferroviária, inclusive com o transporte de novos produtos. \”O Estado de São Paulo é o maior mercado de contêineres do Brasil e a região de Paulínia e Campinas é uma grande concentradora de empresas exportadoras e importadoras. Esta operação visa conectar pelo modal ferroviário o maior porto do País com o principal mercado de contêineres, de uma forma mais segura e com menor custo\”, conta Bruno Lino, gerente da unidade de Produtos Industrializados da empresa em São Paulo. Segundo ele, a parceria com a Katoen Natie mostra uma mudança no perfil do transporte ferroviário no estado de São Paulo.

A empresa explica que o trem facilita a movimentação, armazenagem e descarga de contêineres e está completamente integrado a estrutura existente no CDM de Paulínia, para a oferta de serviços de maior valor agregado. O CDM conta com silos de armazenagem, mistura e homogeneização, armazéns, linhas de embalagem, balança rodoviária, entre outros recursos