A instalação do Centro de Controle de Pátios (CCP) administrado pela Portofer/ ALL – América Latina Logística, em funcionamento no porto de Santos/SP desde março desse ano, proporcionou redução no tempo de permanência dos vagões, aumentou a segurança no transporte e a produtividade da empresa.

O programa informa on line todas as ações realizadas no pátio, controla as ordens de serviço, realiza projeções de carregamentos, controla a operação do pátio, envia alertas inteligentes por meio de e-mails e mensagens de texto via celular para os coordenadores da operação dos pátios. Além disso, possibilita o acesso à situação atualizada e em tempo real de qualquer ponto via internet, aumentando o controle e a gestão de ativos para otimizar a produção.

O maquinista ainda pode visualizar no computador de bordo da locomotiva, em forma gráfica, todo o pátio de manobras e ao saber em qual linha pode trafegar com segurança, evita acidentes e diminui o consumo de diesel, pois desliga a locomotiva em caso de espera prolongada.

O novo sistema também acabou com a sobrecarga de informações do operador de pátios, antes responsável por armazenar todas as regras de controle, normas de segurança, planejamento, situação atual do pátio, e bloqueios de locomotivas, o que o impedia realizar projeções sobre carregamentos futuros, comprometendo o planejamento e o gerenciamento do pátio de manobras.

Até a implantação deste sistema, o Centro de Controle Operacional (CCO) tinha o controle informatizado dos trens em toda a circulação da malha, mas não mantinha o monitoramento eletrônico dos pátios, onde são formadas e direcionadas as composições ferroviárias.

O CCP foi desenvolvido pela própria ALL e para elaborar o sistema, o gerente de Projetos e Tecnologia Operacional, Sildomar Tavares de Arruda, e o especialista Sérgio Almeida Costa, visitaram pátios de manobras no México e Estados Unidos. Embora algumas iniciativas voltadas para a área já estejam em desenvolvimento naqueles países, nada parecido com a proposta da ALL foi efetivamente implantado até hoje.

O CCP foi orçado em R$ 1,5 milhão e será implantado em seis pátios ferroviários da ALL nos estados do Paraná e São Paulo e somente em software, serão investidos aproximadamente R$ 400 mil.