A ALL América Latina Logística instalou Centros de Projeções de Vagões nas cidades paulistas de Sorocaba e Rio Claro, para reformar e manter vagões de bitóla métrica e larga. Na primeira cidade, a empresa investiu R$ 8 milhões em infra-estrutura, reforma e compra de novos equipamentos, além de recrutamento de mão-de-obra e em 2007, irá injetar mais R$ 12 milhões. Com isso, a ALL prevê que até fevereiro deste ano sejam recuperados cerca de 1.100 vagões, sendo que 600 serão reparados na oficina em Sorocaba e 300 unidades em Rio Claro.

A ALL explica que na oficina de Sorocaba serão desenvolvidos vagões específicos destinados ao transporte de produtos industrializados, como bobinas de papel, de aço, placas de MDF, além de transporte de conteiner, como os utilizados para levar leite longa vida e produtos frigorificados ao mercado externo.

Em Rio Claro, a empresa diz que irá transformar a oficina no melhor centro de frenagem da América Latina. A meta é de que o centro seja também responsável pela manutenção pesada de vagões de bitola larga e prevê que aproximadamente 100 vagões passem por manutenção a cada 30 dias.

\”Cerca de 30% da frota de vagões da Brasil Ferrovias estava inutilizada e por isso vamos recuperar e transformar muitos deles em plataformas para o transporte de contêiner, considerado um mercado muito forte no Estado de São Paulo, além de outros projetos\”, complementa Gabriel Martelli, gerente de mecânica da empresa.