A Volvo acaba de lançar no Brasil o chassi de ônibus rodoviário e de fretamento modelo B9R na configuração 4X2 e equipado com motor traseiro de 9 litros D9B, nas potências de 340 cv e 380 cv, com torque de 1600Nm e 1700Nm, respectivamente. Entre os destaques estão a nova estrutura eletrônica denominada BEA2, que significa arquitetura eletrônica para ônibus, a qual inclui no computador de bordo dezenas de informações como da caixa de câmbio, dos freios, da suspensão e das luzes externas. Inclui ainda itens de série como suspensão eletrônica, freio motor VEB (Volvo Engine brake) e caixa de transmissão inteligente I-Shift.
O B9R é oferecido com moderno sistema de frenagem EBS-5 (Eletronic Brake System), composto de ABS que evita o travamento das rodas durante as frenagens, o ASR que controla e iguala a força de tração das rodas, freios a disco duráveis, regulagem de pressão de frenagem, sensores de desgaste de pastilhas e auxílio de arranques em subidas. De acordo com a empresa, o VEB, por sua vez, permite maior capacidade para passageiros e cargas, não possui custo adicional de manutenção, possibilita maior vida útil às pastilhas de freio, maior velocidade média, economiza combustível, entre outras vantagens.
Outro destaque é a caixa de câmbio I-Shift, que inclui embreagem mas não incorpora pedal e é a mesma que equipa os caminhões Volvo da linha \”F\”. Na versão standard é possível somente acelerar e frear, enquanto na versão Pro o condutor pode escolher o momento de trocar as marchas. Segundo Per Gabell, presidente da Volvo Bus Latin America, o equipamento garante mais conforto e segurança para o motorista e passageiros. A marca acrescenta que esse componente possibilita economia de combustível e devido ser desenvolvida em alumínio e de não ter conjunto de sincronizadores, o sistema otimiza o trabalho do trem-de-força.