No trecho de serra, velocidade permitida será de no máximo 50km/h

O limite de velocidade na descida da serra pela rodovia Anchieta será reduzido para 50 km/h a partir de hoje e valerá para os veículos de passeio, ônibus e caminhões. Segundo a Artesp (agência reguladora de transporte de São Paulo), a intenção é unificar a velocidade máxima para todos os tipos de veículo e em todos os trechos de serra na descida ao litoral paulista –do km 40 ao km 52.

O limite até então era de 60 km/h no trecho do km 48 ao km 52 e de 50 km/h em outro, do km 40 ao km 48. Segundo técnicos da agência, a existência de dois limites de velocidade no trecho serra provoca uma \”falsa sensação do término do trecho em declive da pista\”. Com a uniformização, a Artesp diz que pretende reduzir os riscos de acidentes.

Os casos na serra caíram 11% neste ano – foram 81 acidentes de janeiro a agosto de 2012 e 72 no mesmo período deste ano. Mas a quantidade de caminhões envolvidos nas ocorrências cresceu 30%.

Até o fim do mês haverá um período educativo, sem a aplicação de multas para quem desobedecer o novo limite. Mas, a partir de 1º de outubro, todos os motoristas estarão sujeitos a penalidades entre R$ 85,13 e R$ 957,70 — dependendo de quanto for excedido da velocidade máxima.

Segundo a Artesp, a mudança será comunicada por meio de faixas, placas e painéis de mensagem da concessionária Ecovias. Em caso de neblina, o limite na descida da serra é de 40 km/h.

Da Folha de S. Paulo