Após o governo federal divulgar o projeto que oferecerá incentivos à indústria nacional, o Sindipeças (Sindicato Nacional da Indústria de Componentes para Veículos Automotores), anunciou apoio às medidas, mas disse que está aguardando ações específicas.
Na terça-feira (02/08), Paulo Butori, presidente da entidade, participou de uma reunião prévia com lideranças empresariais que discutiu alguns aspectos da iniciativa. “Vamos aguardar a regulamentação do regime tributário especial para a indústria automotiva, que está sendo elaborado”, destacou.
Com o “Plano Brasil Maior”, o setor de autopeças deve ser beneficiado já que o País oferecerá incentivos à indústria, mas exigirá como contrapartida um aumento de investimento e agregação de valor. “A medida deve cobrar um maior conteúdo local de partes, peças e componentes, com equivalente redução do IPI”, explica Butori.
O governo anunciou ainda que os fabricantes de veículos que tiverem instalações no Brasil terão redução do Imposto Sobre Produtos Industrializados (IPI) até julho de 2016. Porém em nova emitida pela Receita Federal, não haverá redução imediata da tributação. \”A Medida Provisória 540 autoriza o incentivo tributário para produção e não para o consumidor e será com base em critérios ainda não definidos que estão sendo discutidos entre o governo e o setor. O percentual das alíquotas e as contrapartidas ainda serão definidos.\”