Postos de cobrança serão espalhados entre Sinop/MT e a divisa com MS

A concessão da BR-163 à iniciativa privada, que deverá duplicá-la entre a divisa de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul até o entroncamento com a MT-220, em Sinop/MT, deverá ocorrer ainda este ano, segundo planejamento do Ministério dos Transportes.

O projeto, que está no Programa de Investimento em Logística (PIL), prevê duplicação de 850 quilômetros. Destes, cerca de 400 estão sob orçamento do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) e, o restante, deverá ser custeado pela concessionária que vencer o leilão. O prazo para duplicação será de quatro anos.

Consta do estudo de exploração da rodovia a instalação de nove praças para cobrança de pedágios em solo mato-grossense – cerca de uma a cada 100 quilômetros. Os valores do pedágio só serão definidos no leilão e é o principal critério para definir quem vai explorar a 163 comercialmente.

O estudo da Agência Nacional de Transportes (ANTT) indica praças de pedágio no km 38, em Itiquira; km 138, em Rondonópolis; km 237, em Santo Antônio de Leverger; km 300, em Cuiabá; km 402, em Jangada; km 515, em Diamantino; km 582, em Nova Mutum; km 667, em Lucas do Rio Verde, e km 772, em Sorriso.

Também consta do projeto a instalação de seis balanças fixas, mas os locais ainda não foram definidos, além de 499 câmeras (uma a cada dois quilômetros e quatro por passarela), 12 radares fixos, 82 equipamentos para sensoriamento de tráfego, entre outros

A concessionária poderá começar a cobrar pedágio depois de concluídos 10% da obra. A pista será duplicada até o entroncamento com a MT-220 (que dá acesso a Juara), cerca de 20 quilômetros de Sinop no sentido Norte.

Do Portal Estradas