Em comparação a 2011, alta ainda é inferior a gastos realizados

Depois de um ano dos escândalos de corrupção que derrubaram a cúpula dos transportes, o volume de investimentos destinados às obras do Dnit (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes) voltou a crescer.

Nos meses de agosto e setembro, os pagamentos superaram a casa de R$ 1 bilhão, o que é superior à média gasta mensalmente nos dois anos anteriores. Ainda assim, a expectativa do ministro Paulo Sérgio Passos é encerrar o ano com um volume 8% inferior ao registrado em 2011.

De acordo com Passos, isso ocorrerá por causa do fraco desempenho registrado nos primeiros meses do ano. A meta é encerrar 2012 com pagamentos de R$ 10,5 bilhões, ante R$ 11,4 bilhões de 2011 e R$ 10,3 bilhões no ano eleitoral de 2010. Os valores refletem a quantidade de obras ou etapas de obras concluídas e quitadas.

O Dnit freou bruscamente os pagamentos no início de 2012 porque os contratos passaram por uma total revisão. O general Jorge Ernesto Pinto Fraxe, que assumiu o comando do órgão após a faxina, não escondeu que os projetos eram de má qualidade e precisariam ser revistos. Em junho passado, ele concedeu uma entrevista em que declarou: \”Herdei uma carteira de R$ 15 bilhões, e são 15 bilhões de problemas\”.

Quatro meses depois, o Dnit conseguiu retomar as contratações, segundo o ministro. A meta para este ano é elaborar 38.751 contratos de recuperação e manutenção de rodovias. Até o momento, foram aprovados 32.567 e já foram publicados 29.353 editais para contratar os serviços, para uma meta de 37 mil no ano.

Tudo isso resultou em 11.450 novos contratos assinados, o que representa apenas 37,6% da meta do ano. Passos explica, porém, que a tendência é o número crescer bastante nos próximos meses, pois a contratação de serviços é um processo demorado e só agora os contratos estão chegando nas etapas finais para serem celebrados. \”Conseguimos esses resultados com trabalho duro. Enquanto vocês criticavam, nós estávamos trabalhando.\”

Do Estado de S.Paulo