Junto com o lançamento do Daily Massimo, a Iveco inaugurou o novo Centro de Operações de Peças da Iveco, (COPI), na cidade Sorocaba, interior de São Paulo, com o objetivo de atender toda a rede de concessionárias da marca provendo peças genuínas com agilidade e rapidez para manutenção preventiva ou corretiva de seus veículos.

Para o projeto do COPI foram investidos R$ 30 milhões, o que englobou a construção de um prédio verde, com conceitos de sustentabilidade, de 10 mil m2 de área construída e altura de 10 m, ou seja, um total de 100 mil m3 para armazenamento de peças. “O centro foi construído para atender o cliente Iveco com “a peça certa, na qualidade certa, no lugar certo e no tempo certo”, explica Maurício Gouveia, diretor de Pós-Venda da Iveco na América Latina.

O processo de recebimento e expedição das peças é controlado por meio de um novo software de gestão chamado Commom Spare Parts System (CSPS), adotado mundialmente pelo Grupo Fiat. Outro software, o Click, garante o controle em tempo real de estoque e administra diversas variáveis. Assim, a Iveco é capaz de movimentar hoje aproximadamente 37 mil peças diferentes, um número que pode crescer a cada lançamento.

A tecnologia faz parte constante dos processos do COPI, as peças são registradas por códigos de barra, permitindo que o item seja armazenado num local correto e fácil de ser localizado na hora da saída. De acordo com Maurício, quando a Iveco recebe o pedido de um concessionário, o sistema localiza a peça, dispara a ordem de coleta, registra a retirada da peça do estoque, dá baixa contábil e emite a nota fiscal. Pedidos de urgência chegam na oficina em até 24 horas e outros pedidos em 48 horas, ou seja, possibilitando atender o cliente com rapidez e agilidade.