De acordo com os estudos realizados pela NTC (Associação Nacional do Transporte de Cargas), desde novembro de 2001 o óleo diesel já acumula uma alta de 43,15%, além do reajuste de veículos, peças, acessórios e serviços ligados diretamente ao segmento de transporte rodoviário de cargas. No caso das cargas completas, a pesquisa aponta variação acumulada de 13,16% para distâncias curtas (400 quilômetros), 15,88% para as médias (800 quilômetros) e 17,85% para as longas (2.400 quilômetros), sendo que para carga industrial os percentuais foram 5,17%, 7,45% e 12,84% para as distâncias curtas, médias e longas, respectivamente. Devido ao excessivo aumento desses custos, as empresas de transporte rodoviário de cargas reajustaram os fretes em 17,85%. Esse aumento de custo, dos fretes não levam em conta o reajuste salarial que deverá ocorrer em maio, fato que exigirá nova negociação de fretes no final de abril.