A concessionária AutoBan, responsável pela administração do Sistema Anhangüera-Bandeirantes, iniciou ontem (22/01) a distribuição de 50 mil folhetos informativos sobre as mudanças na fiscalização de peso dos veículos de carga, em parceria com o DER (Departamento de Estradas de Rodagem). A ação é realizada em todos os PGF – Postos Gerais de Fiscalização (balanças) em operação e em algumas praças de pedágio do Sistema Anhangüera – Bandeirantes.
Os folhetos divulgam informações sobre a nova metodologia de aferição de peso, limites, percentuais de tolerância, valores para cálculo de autuações e demais critérios para a fiscalização de peso de veículos de carga, alterados com a entrada em vigor da Resolução nº 258/07 do Contran.
Pelas novas normas, a fiscalização de peso pode ser realizada em qualquer ponto das rodovias. Outra novidade é que os agentes do DER-SP presentes nos postos de pesagem ficam autorizados, a partir deste ano, a multar também irregularidades relativas à AET – Autorização Especial de Transito, à inscrição de tara no veiculo e evasão dos postos de pesagem. Os valores advindos das multas aplicadas são destinados integralmente ao Governo do Estado, por intermédio do DER.
As mudanças na legislação podem ser consultadas no site (www.denatran.gov.br/resolucoes.htm).