A Marangoni, fabricante de produtos do setor metal-mecânico, já orienta os seus autorizados quanto a Portaria Inmetro n° 444, aprovada em 19 de novembro de 2010. A decisão impõe requisitos de segurança ao serviço de reforma de pneus e entrará em vigor somente em novembro de 2012, após esse período, os que não se adaptarem as condições propostas pela Certificação de Conformidade do Inmetro terão suas atividades interrompidas.
Mesmo com o prazo ainda distante, autorizadas Marangoni já se anteciparam e aderiram ao processo de certificação de reforma de pneus. O documento possui validade de dois anos, devendo ser renovado após o fim desse período. Além de garantir maior segurança, também proporciona melhor seleção do mercado de reformadores de pneus e qualidade dos produtos.
As empresas serão inspecionadas, inicialmente, de acordo com as normas ABNT – NBR NM 224 e 225, que julgam critérios mínimos para seleção de pneus para reforma e reparação, assim como a capacidade de desempenho da carcaça e a sua condição para ser reparada. Aquelas que estiverem dentro dos padrões estabelecidos pelo Inmetro receberão a Certificação.