A concessionária Autovias irá implantar em 2008 o \”Projeto Escola\”, programa destinado a educação para o trânsito do grupo OHL Brasil, já desenvolvido nas outras empresas paulistas do grupo como Centrovias, Intervias e Vianorte. O \”Projeto Escola Autovias\” marca uma nova etapa no setor de responsabilidade social da empresa, pois entre 2001 e 2007 a empresa desenvolvia o programa \”Amigos na Estrada\”.

De acordo com a pedagoga Maria José Finardi, responsável pela implantação e desenvolvimento do projeto, parte das origens dos acidentes de trânsito é comportamental. \”Eles acontecem por causa da má utilização por parte dos condutores de rodovias cada vez melhores em termos de engenharia e pavimento. Decidimos então atuar no incremento à educação dos futuros motoristas e suas famílias, uma vez que os filhos são os maiores estimuladores de comportamento correto dos pais\”.

Neste mês de março acontecerão duas capacitações, na cidade de Leme, para os educadores que representarão as 71 escolas públicas a serem atendidas pelo programa na região. A estimativa é que sejam beneficiados, aproximadamente, 27.659 mil estudantes no Ensino Fundamental, Ensino Médio e EJA (Educação de Jovens e Adultos). Entre os materiais que serão utilizados estão o álbum seriado, livro do professor, revista em quadrinhos anual específica do projeto, Mapa Rodoviário do Estado de São Paulo, Código de Trânsito Brasileiro, jogos e mini-jogos educativos.

– Vianorte
Uma nova turma de educadores participa entre 2 e 5 de março da capacitação do Projeto Escola Vianorte de Educação para o Trânsito. Além das 20 escolas já atendidas no ano passado, em 2008 outras cinco ingressarão no programa. Nos quatro dias de atividades os educadores participam de dinâmicas em grupo, palestras e farão na prática o que deverá ser passado em sala de aula para aos alunos. Os exercícios serão aplicados de forma descontraída e com brincadeiras. \”Com este treinamento os professores estarão aptos a iniciar o trabalho de Educação para o Trânsito baseados em princípios de ética e cidadania\”, diz Maria José Finardi, idealizadora e coordenadora do Projeto Escola.