O Banco Mercedes-Benz, com base nas sugestões de seus colaboradores, escolheu este ano o Lar de Idosos e Creche Vivência Feliz, na cidade de São Paulo, que atende idosos ex-moradores de rua e crianças carentes; e a creche Orfanato Presidente Tancredo de Almeida Neves, em Minas Gerais, que assiste cerca de 50 crianças abandonadas ou de famílias sem recursos.
No Lar de Idosos e Creche Vivência Feliz, que em breve mudará sua sede, terá como primeira atividade a reforma da casa, com a transformação de salas em quartos, levantamento de paredes divisórias e remanejamento dos moradores. Segundo José Licciardi, do Comitê de responsabilidade social do Banco, está sendo desenvolvido um projeto para proporcionar auto-suficiência financeira do lar, além de atividades sócio culturais para promover a integração entre a entidade e a instituição. O objetivo também é garantir a sólida base de doadores, com levantamento do banco de dados que contribuem com a entidade, atualização do sistema de cadastro e emissão de boletos, entre outras ações.
Na Creche Tancredo Neves, por sua vez, a principal ação é a reforma da casa para proporcionar um ambiente mais agradável e divertido para as crianças, além de reformas no telhado, instalação de novos brinquedos, pintura das paredes e outras atividades.
Para acompanhar e coordenar os trabalhos, a instituição financeira possui um Comitê de responsabilidade social, composto por executivos, para adequar as iniciativas aos valores da empresa. \”O programa possui um indicador \’Balanced Scorecard\’ e certifica a implementação e gestão de estratégia com base no princípio da comunicação e cooperação de todo os públicos envolvidos\”, disse o presidente do Banco Mercedes-Benz, Michael Kempa.
Além disso, com o objetivo de melhorar a transparência das atividades desenvolvidas pela instituição, a partir de 2006 o Banco passou a divulgar o balanço social e irá trazer a missão e os valores da instituição financeira, além de questões como gestão de estratégia e de pessoas, incentivo à cultura e ao esporte por parte do Banco, o demonstrativo do balanço social, além de outras informações.