Pacote de investimentos foi anunciado na última semana pelo governo
O Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) anunciou que irá financiar 80% do total de R$ 133 bilhões previstos para o Programa de Investimento em Logística, lançado na última quarta-feira (15/08), e que prevê aplicação do valor em nove trechos de rodovias e em 12 de ferrovias.
Porém, as empresas deverão buscar no banco estatal aproximadamente metade do valor dos empreendimentos, avalia o presidente da Associação Brasileira da Infraestrutura e Indústrias de Base (Abdib), Paulo Godoy. Outros 25% viriam de operações financeiras das próprias concessionárias e o restante, da emissão de debêntures de infraestrutura.
O secretário executivo do Ministério da Fazenda, Nelson Barbosa, disse que é principalmente com esses papéis que o governo pretende captar recursos externos para a infraestrutura. Ele comentou que tem recebido muitas consultas de investidores dos Estados Unidos e da Ásia, interessados no papel. \”As taxas longas estão muito baixas lá fora, o que torna as debêntures atrativas”, afirmou.
Do Estado de São Paulo