A BorgWarner acaba de apresentar para as principais montadoras americanas de caminhões e ônibus movidos a diesel o seu mais recente lançamento, a tecnologia do turbocompressor R2S (dois estágios) em operação conjunta com o sistema de refrigeração de turbo híbrido para o EGR (recirculação dos gases de escape). A novidade atende nos EUA a lei 2010 de emissões da Agência de Proteção Ambiental americana (EPA) e reduz em 83% a emissão de óxido de nitrogênio, dispersos no ar devido às descargas dos motores de automóveis, e que são tóxicos para as vias respiratórias, podendo causar até enfisema pulmonar. Além disso, de acordo com a fabricante, o aparelho economiza combustível e melhora o desempenho do motor.
O R2S da BorgWarner possui turbos de dois estágios em série para alcançar altos níveis de compressão, o que gera rápidas respostas às mudanças de carga do motor durante a aceleração ou em subidas. Como a tecnologia EGR ajuda no fluxo dos gases de escape, seu uso em conjunto com o R2S diminui o consumo de combustível. Mesmo com a limitação do espaço disponível sob o capô dos veículos, a BorgWarner demonstrou, aos fabricantes americanos de caminhões, que os compactos resfriadores turbo hibrido EGR fornecem opções e grande flexibilidade aos engenheiros das montadoras para sua instalação.