A partir do início de julho deste ano, Andreas Nobis assume a presidência da Robert Bosch América Latina, no lugar de Edgar Silva Garbade, o qual irá se aposentar, mas passará a compor o conselho administrativo, além de permanecer como diretor do Instituto Robert Bosch. Nobis é natural de Bentheim, Alemanha, e ingressou no Grupo Bosch em 1980, no departamento de auditoria corporativa na sede da empresa, em Stuttgart. No mesmo país ele atuou na área de logística e foi o responsável pela controladoria das divisões de hidráulica/pneumáticos, máquinas de embalagens e automação industrial e pelos países África do Sul e Austrália. Em 1990, assumiu a presidência da empresa na Turquia, onde permaneceu por quatro anos e depois retornou à matriz para liderar o negócio de telecomunicações e projetos corporativos. Em 1999, tornou-se presidente da companhia na Índia e em 2003 retornou à Alemanha para dirigir o projeto de fusão da Buderus, empresa de termotecnologia adquirida pelo Grupo.

Em seu novo cargo, Nobis terá a missão de dar continuidade aos negócios da empresa na região. Segundo ele, o maior desafio neste momento é manter a competitividade diante do cenário cambial. \”No ano passado, as perdas com as exportações, devido à valorização do real frente ao dólar e ao euro, foram compensadas com o aumento das vendas no mercado interno. Temos o desafio de, por meio da produção local, nos mantermos competitivos neste mercado frente à importação de produtos dos países de baixo custo\”. O novo presidente tem uma visão otimista do Brasil e ressalta suas riquezas naturais e destaca que a economia aquecida tem gerado novos investimentos em infra-estrutura e, com isso, discussões sobre como atender a esta demanda de forma sustentável.

– Balanço de 2007
A Robert Bosch Limitada registrou em 2007 um faturamento líquido total de R$ 4 bilhões, valor que representa aumento de 5% em relação ao ano anterior, alcançado principalmente pelo crescimento do mercado interno. Já no segmento automotivo a empresa registrou crescimento de 11% no mercado doméstico, mesmo atingido pela valorização do real frente ao dólar, e registrou queda de 8% nas exportações. Em 2007, as exportações foram responsáveis por 38% do faturamento total da Robert Bosch Limitada. Dois anos antes representavam 45%. No segmento de bens de consumo e construção a Bosch aumentou suas vendas em 21% em 2007, somando-se as vendas para o mercado interno e externo. A unidade de ferramentas elétricas foi uma das principais responsáveis por este aumento.

Em 2007, a Robert Bosch Limitada investiu R$ 80 milhões em ativos fixos incluindo a implantação da nova linha de produção de ABS, em Campinas/SP, e a expansão das linhas de produção de componentes de injeção diesel, em Curitiba-PR. A empresa investe anualmente cerca de R$ 16 milhões em ações de responsabilidade ambiental como gerenciamento de resíduos, proteção da água e do solo e purificação do ar. Além disso, o Instituto Robert Bosch investe todos os anos cerca de R$ 4 milhões em projetos sociais e culturais/educacionais no Brasil como, por exemplo, o programa Peça por Peça.