Durante o Congresso SAE Brasil 2009, que será realizado entre os dias 06 e 08 de outubro, em São Paulo, a Robert Bosch apresentará dois novos conceitos de sistemas bicombustíveis destinados à aplicação em veículos com motores eletrônicos, o Diesel-Álcool e o Diesel-Gás. A proposta do Diesel Álcool, segundo a empresa, é permitir que os veículos comerciais, tratores, colheitadoras e máquinas usadas na construção civil operem apenas com diesel ou com a mistura diesel-álcool. O diretor de Engenharia e Vendas da divisão Diesel Systems da Robert Bosch América Latina, Mário Massagardi, explica que esta é uma demanda que vem principalmente do campo, onde a disponibilidade e o preço de custo do etanol podem oferecer vantagens financeiras aos frotistas, além dos benefícios ambientais decorrentes do uso de um biocombustível. Já o Diesel Gás eletrônico tem como premissas manter a potência e torque dos motores diesel, mesmo quando operando com a mistura diesel-gás; possibilitar o uso em motores pesados, acima de 400HP, e oferecer custo de manutenção acessível. Além de operar com Gás Natural Veicular, o sistema também poderá operar com gases oriundos de materiais renováveis, como o bio-metano.