A Robert Bosch América Latina inicia em agosto deste ano a produção de Sistemas de AntiBloqueio de Frenagem (ABS) no Brasil e a linha que entra em operação na planta de Campinas/SP irá atender a demanda das montadoras no Mercosul, substituindo a importação do produto. Esta é a primeira vez que o ABS é produzido na América do Sul e a fábrica brasileira fornecerá o ABS 8, a versão mais moderna da tecnologia.

Para nacionalizar a produção do sistema, a Bosch investiu cerca de R$ 25 milhões. A decisão de investimento foi tomada no ano passado com base no potencial aumento da taxa de aplicação do ABS nos veículos produzidos no Mercosul. A empresa comenta que a aplicação de ABS nos veículos registrados no Brasil praticamente dobrou nos últimos três anos, chegando a 13%. A previsão da fabricante é que este volume continue subindo, já que cada vez mais montadoras anunciam a adoção do sistema em seus veículos.

A Bosch colocou o ABS no mercado em 1978. Em 1986, lançou o TCS – Sistema de Controle de Tração, e em 1995 o ESP, Programa de Estabilidade Eletrônica, todos desenvolvidos pela empresa. Por dia a empresa produz mais de 65 mil módulos ABS em seis plantas no mundo e, com a inauguração da linha no Brasil, irá ampliar esse volume.

Além disso, a capacidade inicial de produção da nova linha instalada na planta de Campinas será de 250 mil unidades por ano, mas por funcionar em sistema modular, é possível ampliar esta capacidade de acordo com o crescimento da demanda do mercado.