Estado terá o terceiro maior trecho de rodovia federal privatizado

1670Dados do Programa de Exploração das Rodovias, do governo Federal, revelam que em breve pouco mais de 1.000 quilômetros da BR-163, no Mato Grosso, serão entregues a iniciativa privada. Rodovias 267 e a 262 também devem passar por processo de licitação.

Com isso, o Estado passará a ter o terceiro maior trecho de rodovia federal entregue à administração da iniciativa privada, ficando atrás apenas de Mato Grosso do Sul e Goiás, nos quais serão privatizados 1.423 e 1.176,5 quilômetros, respectivamente.

A previsão é que haja pelo menos oito postos de cobrança de pedágio no primeiro lote em discussão, que tem 821,6 km de extensão e a atravessa 19 municípios, começando por Cuiabá, passando por Várzea Grande, Jangada e seguindo para a região Norte.

Nesta semana, o Diário Oficial da União trouxe um decreto 8.054, assinado pela presidente Dilma Rousseff, alterando o decreto anterior, 2.444, de 30 de dezembro de 1997, para incluir mais um trecho da BR-163 Programa Nacional de Desestatização (PND). Será entre o município de Nova Mutum e o entroncamento da BR-070, conforme a publicação oficial.

Os motoristas já pagam pedágio em sete trechos de rodovias estaduais, sendo seis oficiais e um extra-oficial (explorado pelos índios Parecis). As cobranças são feitas nas MTs 449, 130, 242, 483 e 235, cortando os municípios de Primavera do Leste, Lucas do Rio Verde, Sorriso e Nova Mutum.

De acordo com as regras do PND, a empresa que vencer a concorrência poderá exploração comercialmente a via por até 30 anos. Entretanto, terá promover melhorias. Na lista de responsabilidades estão: reparos no pavimento e acostamento, bem como fazer a adequação de sinalização; recuperação dos elementos de segurança; recuperação emergencial de pontes, viadutos e drenagem, elaboração de estudos para a prevenção de acidentes entre outras.

Do Diário de Cuiabá