Em 2016, o Brasil ocupará a terceira posição no ranking dos maiores mercados automobilísticos do mundo. Ao menos é o que aponta a Global Automotive Executive Survey 2012 (pesquisa Global do Setor Automobilístico), realizada pela KPMG International com 200 executivos das maiores empresas do setor no mundo.
Atualmente, o País ocupa a quinta posição entre os grandes mercados para os veículos. A análise mostra também que a expectativa é que até 2017 o Brasil esteja exportando mais de 1 milhão de veículos ao ano. Em 2011, as vendas externas brasileiras atingiram 541 mil unidades.
“O resultado da pesquisa demonstra claramente a imagem que o mercado automobilístico de todo o mundo projeta para Brasil: a de um país com a economia sólida e ótimas perspectivas para os negócios. Ao final, o mercado automobilístico encontrou um lugar propício no Brasil”, destaca Charles Krieck, sócio-líder das áreas de Industrial Markets e Audit da KPMG no Brasil.
A pesquisa verificou ainda que no futuro os países do BRIC (grupo formado por Brasil, Rússia, Índia e China) deverão deter mais de 40% do market share mundial, sendo que a China tende a liderar o mercado automobilístico.