Andreas Renschler, CEO da Volkswagen Truck & Bus, holding das marcas de veículos comerciais do grupo VW, e membro da diretoria da Volkswagen AG, afirmou ontem (26 de janeiro) que o Brasil é e continuará sendo um dos nossos mais importantes mercados em expansão para os negócios da MAN Latin America.

A empresa, que produz veículos comerciais das marcas Volkswagen e MAN no País, encerrou 2015 na posição de líder no mercado interno de caminhões, completando 13 anos consecutivos na primeira posição no ranking de licenciamentos.  No total, a empresa encerrou o ano com 19.543 caminhões. No segmento de ônibus, MAN Latin America ficou em segundo lugar, com 3.659 emplacamentos.

Renschler, que antes de ingressar no grupo VW foi chefe da divisão de caminhões da Daimler, avalia como natural que o negócio de veículos comerciais, que é altamente cíclico e esteja sujeito a flutuações ainda maiores em economias emergentes. “Os mercados sul-americanos nos trouxeram grandes alegrias no passado – e o farão novamente no futuro. Tenho certeza disso”, garantiu o executivo.

O executivo acrescentou ainda que ano passado, a demanda por veículos comerciais teve uma queda drástica devido à crise econômica no Brasil. “O fato de que os nossos colegas do Brasil conseguiram defender sua posição como líderes do mercado neste ambiente extremamente inóspito é um resultado brilhante”, reconheceu.

Satisfeito com o reconhecimento às contribuições do mercado latino presidente da MAN Latin America, Roberto Cortes,  destacou que essa é uma demonstração de confiança da holding no Brasil e na América Latina. “Mesmo diante das condições desafiadoras da indústria, mantemos nossos planos de investimento na região e defendemos nossa posição de liderança”, o executivo brasileiro.

Roberto Cortes atribui a solidez dos resultados da empresa, que fechou o ano de 2015 como líder em vendas de caminhões, ao comprometimento de sua rede de concessionários e colaboradores. “Soma-se a isso, certamente, a preferência de nossos clientes, que apreciam o valor de nossas marcas VW e MAN e seus benefícios”, declarou.