A Cummins apresentou o protótipo de um caminhão com célula de combustível a hidrogênio e energia elétrica de bateria. O veículo foi exposto na North American Commercial Vehicle Show 2019,  realizada em Atlanta, entre os dias 28 e 31 de outubro.

O vice-presidente da Cumnmins INC, Thad Ewald, disse que o objetivo é continuar aperfeiçoando as soluções certas para o mercado e se preparar para os próximos 100 anos.

A estratégia da empresa é fornecer aos seus clientes um amplo portfólio de opções de energia. A lista inclui híbridos (diesel e gás natural) a soluções de bateria de célula de combustível elétrica e a hidrogênio.

“O desenvolvimento deste caminhão de célula de combustível a hidrogênio como um demonstrador de tecnologia é um passo importante para obter informações valiosas”, disse Ewald.

O veículo foi desenvolvido e fabricado pela Cummins em Columbus, Indiana (EUA) e inclui o uso de células de combustível da Hydrogenics, empresa recém-adquirida pela Cummins.

Ainda de acordo com o executivo, a longo prazo os clientes atendidos hoje pela empresa precisarão de mais diversidade de energia, dependendo de seus mercados e aplicações.

“Estamos em uma posição única para ajuda-los a selecionar a solução certa para suas necessidades. Temos profunda experiência tecnológica, uma rede global de serviços.

Isso significa que somos capazes de ajudá-los a fazer a transição de uma tecnologia para outra no melhor momento para seus negócios”.

EMISSÃO ZERO
O caminhão da Cummins com emissões zero é adequado para transporte regional, operações de entrega urbana, transporte portuário e movimentação de contêineres terminais.

O veículo tem autonomia entre 250 a 400 quilômetros, mas esse alcance pode ser estendido com tanques de hidrogênio adicionais. Outras formas são aumentando a pressão de armazenamento do tanque ou instalando células de combustível adicionais para otimizar o gerenciamento do fator de carga do veículo.