Oito caminhões elétricos da marca Fuso, modelo Canter E-Cell, é fabricado na planta de Tramagal, em  Portugal, estão sendo testados por clientes do país.  Os testes estão sendo feitos em condições reais de operação e terão um ano de duração. Os veículos destinados a esta finalidade baseiam-se num modelo com distância entre eixos de 3.400 mm e são equipados com carroçaria de 4,3 metros de comprimento ou baú com 4,4 metros.
A marca Fuso, subsidiária da Daimler no Japão, abriga o Centro de Competência em Tecnologia Híbrida da Daimler Trucks e é responsável pelo desenvolvimento do novo Canter E-Cell \”zero emissões”, com propulsão elétrica por bateria. Assim, o primeiro caminhão leve totalmente elétrico, produzido em série, circula pelas vias livre de emissões e é quase totalmente silencioso.
O Canter E-Cell responde às restrições cada vez maiores ao trânsito nas grandes regiões metropolitanas, atendendo especialmente às operações em locais de acesso limitado, como, por exemplo, o trânsito nos centros das cidades, áreas de proteção ambiental e espaços exclusivos para pedestres. Sendo uma forma mais sustentável de transporte, este caminhão Fuso também oferece às empresas a oportunidade de diferenciar sua imagem perante os clientes e o público em geral.
Um total de quatro conjuntos de baterias está localizado em cada lado do quadro de chassi do caminhão, acomodados em duas caixas totalmente encapsuladas. São baterias de lítio-íon com uma capacidade nominal de 48,4 kWh. Isso dá ao Canter E-Cell uma autonomia de mais de 100 km. A carga das baterias em 230 volts leva cerca de sete horas, enquanto o uso de um sistema de carga rápida pode reduzir esse prazo para somente uma hora.
A entrega dos oito caminhões Fuso Canter E-Cell aos clientes portugueses representa mais um importante destaque no ano de aniversário da fábrica de Tramagal, que assumiu a produção de caminhões há 50 anos