Prefeitura quer adotar medidas para reduzir total de ocorrências

1533Apesar de representar apenas 2% da frota da cidade de São Paulo, os caminhões se envolveram em 8% dos acidentes com mortes em 2012, último balanço fechado pela CET (Companhia de Engenharia de Tráfego).

A companhia não detalha como foram os 139 acidentes. Mas a CET pondera que o número de acidentes com caminhões vem caindo ano a ano. Em 2012, houve redução de 26% em relação a 2011.

As ocorrências envolvendo pontes, viadutos e passarelas também caíram, diz a CET. Os agentes foram acionados 22 vezes por causa desse problema no ano passado – queda de 31% em relação a 2012. O caso mais comum é o de caminhões altos demais que ficam entalados debaixo de pontes, viadutos e túneis.

Visando reduzir os números com estes veículos, o município também quer adotar medidas para retirar o trânsito de caminhões de dentro da cidade e, para isso, está concluindo uma pesquisa dos principais trajetos dos veículos de carga na capital.

Outra ideia é a criação de centrais de distribuição para receber caminhões e dividir a carga em veículos menores. São estudadas 13 centrais no centro expandido.

Tramita na Câmara projeto de lei que torna obrigatório um alarme que avisa o motorista quando a caçamba de caminhões basculantes estiver levantada. Apresentado em 2013, foi anexado a outra proposição e aguarda análise da Comissão de Viação e Transportes.

Da Folha de S.Paulo