A Renovias Concessionária inicia nesta quarta-feira, dia 26 de Janeiro, uma nova etapa de sua campanha educacional de segurança no trânsito. Chamado Menor Risco, Maior Responsabilidade o projeto tem como intuito nesta fase, conscientizar os motoristas sobre a importância de aumentar a distância entre veículos para evitar batidas traseiras. Para isso, serão distribuídos 35 mil folhetos nas praças de pedágio.

Rogério Bahú, gerente de operações de tráfego, alerta que além da pequena distância entre veículos, outros fatores contribuem para a ocorrência desse tipo de acidente, como freadas bruscas e excesso de velocidade. O gerente também explica que o período noturno é mais propenso a acidentes. “O perigo é ainda maior à noite, porque o motorista fica com seu campo de visão limitado ao alcance dos faróis do veículo”, garante. As chances de acontecer uma colisão traseira também são ampliadas quando o motorista trafega cansado, com sono, sob efeito de bebidas alcoólicas, drogas, e diante de condições climáticas adversas, como chuva ou neblina. “Dirigir com prudência e responsabilidade é a principal recomendação para garantir uma viagem segura”, reforça Rogério.

Aplicada desde o ano passado, a campanha Menor Risco, Maior Responsabilidade irá abordar ainda ao longo de 2011 as etapas sobre medidas para evitar atropelamentos e reforços sobre a importância de respeitar os limites de velocidade. A iniciativa integra o Programa de Redução de Acidentes (PRA), instituído pela Agência de Transporte do Estado de São Paulo (Artesp) e é patrocinada pela concessionária Ford Divem.