Campeão de acidentes em rodovias, o Estado de Minas Gerais tem tido problemas para fiscalizar carreteiros rodando nas estradas mineiras fora do horário permitido nas BRs 381 e 040. De acordo com as resoluções 210 e 211 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), veículos com mais de 19,8 metros de comprimento só podem rodar nas estradas com autorizações especiais de trânsito (AET). Porém, o tráfego dessas carretas só pode ocorrer à luz do dia nas rodovias de pista simples e sem divisão por barreira física entre a mão e a contramão. É o caso da BR-381, onde a reportagem do jornal Estado de Minas flagrou uma média de um veículo desse porte rodando a cada 5 minutos. Entretanto, 12 veículos com comprimento maior do que 19,80 metros trafegando pela BR-381, a Rodovia da Morte – o nome faz alusão ao alto índice de acidentes, foram flagrados pela equipe do jornal no período noturno. A situação contribui para que o estado seja campeão de acidentes. No ano passado, de acordo com a PRF (Polícia Rodoviária Federal), 13.887 carretas e caminhões se acidentaram no estado, representando 32% dos 43.465 veículos envolvidos em ocorrências nas rodovias mineiras. O tombamento de caminhões também é liderado pelas rodovias federais mineiras. Pelas ocorrências de 2010 da PRF, para cada 38 veículos tombados ocorre uma morte em Minas Gerais, onde 1.246 carretas e caminhões viraram, deixando 33 mortos.  Fonte: Estado de Minas