Há 19 mil veículos para 200 vagas em estacionamentos regulamentados
Motoristas de caminhão que trafegam pelo Porto de Santos, no Litoral de São Paulo, encontram dificuldades para estacionar seus veículos no dia a dia e acabam invadindo bairros residenciais. Aproximadamente 19 mil veículos de carga circulam no maior porto da América Latina todos os dias e disputam espaço entre os dois estacionamentos de caminhões são regulamentados na cidade.
No primeiro, localizado no Valongo, há apenas 80 vagas, já o outro, em Alemoa, tem 120 vagas e não oferece qualquer estrutura. Buracos, lama e caminhões atolados são problemas constantes. \”Rasga pneu, suja o caminhão, motos e carros. Tem muito buraco. Não fizeram nada, só nos jogaram para o meio do mato”, reclama o carreteiro Marcos Natal da Silva.
A situação deve se agravar. Espera-se que com obras de aprofundamento no canal de navegação do porto, o número de movimentação de cargas pelo transporte rodoviário crescerá, pelo menos, o dobro. \”Se o Porto de Santos não tem hoje a estrutura necessária para receber 15 mil caminhões, quem dirá amanhã esses 30 mil caminhões. O que nós vamos fazer?\”, questiona o diretor do Sindicato dos Caminhoneiros Autônomos, Fredy Fraile Soares.
Questionada sobre a situação, a Codesp (Companhia Docas do Estado de São Paulo) informou ter mandado um documento para a Secretaria de Patrimônio da União requisitando a transferência de uma área na Alemoa, espaço que seria usado para estacionamento de caminhões, com toda a infraestrutura para atendimento aos motoristas.
Também procurada, a Prefeitura de Santos informou que a Companhia de Engenharia de Tráfego (CET) e a Secretaria de Assuntos Portuários fazem estudos para a criação de novos espaços para estacionamento de caminhões na região do porto. Ainda segundo a prefeitura, a CET e a Polícia Militar fazem fiscalização para impedir o estacionamento de caminhões em locais proibidos.
Fonte: G1