Depois de ter implantado a indústria 4.0 para caminhões e ônibus, a Mercedes-Benz inaugura o serviço 4.0, o que significa mais atendimento digital e conectividade na relação com os clientes.

Traduzindo, trata-se de várias inovações disponibilizadas pela companhia baseadas em telemetria, inteligência artificial, algoritmos e tecnologia digital, Internet das Coisas e automatização, tudo com foco maior no Novo Actros.

O diretor de peças e serviços ao cliente da Mercedes-Benz do Brasil, Silvio Renan, explica que todas essas tecnologias trazem mais disponibilidade do caminhão, conveniência e rentabilidade para os clientes.

De acordo com ele, as inovações abrangem também o motorista, pois o profissional passará a contar com mais recursos, interatividade e assim poder desfrutar da conectividade com o gestor da frota, com sua empresa, com o cliente que receberá a carga e até mesmo em suas relações com pessoais e familiares.

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As inovações abrangem também o motorista, pois o profissional passará a contar com mais recursos e interatividade e desfrutar da conectividade, explica Silvio Renan

“É a conexão dinâmica entre o motorista, o caminhão, os nossos serviços e a operação do cliente. Equipes da fábrica e dos concessionários estão na retaguarda para garantir melhores resultados para quem está lá na ponta fazendo o transporte de carga”, acrescentou.

Uma das novidades do pacote é a parceria entre a Mercedes-Benz e a Sascar, para a segurança do caminhão e da carga. Trata-se de uma nova modalidade agregada ao sistema FleetBoard de gestão de risco de frotas.

Essa nova solução está disponível inicialmente apenas para os modelos extrapesados, e será estendida em breve para toda a linha de veículos pesados da marca, conforme foi informado.

O vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil, Roberto Leoncini, lembra que o FleetBoard já oferecia as funções de rastreamento e controle, mas agora o sistema teve agregado mais experiência e conhecimento à gestão de risco.

Roberto Leoncini vice presidente de Vendas e Marketing Caminhoes e Onibus da Mercedes Benz do Brasil scaled
Para Roberto Leoncini, cliente antenado com as novidades conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do caminhão e do motorista

Identificado como Fleetboard powered by Sascar, os concessionários da rede Mercedes-Benz já iniciaram as vendas dessa solução de segurança para carga e caminhões. O primeiro cliente foi a STP Log, empresa de logística de Goiânia, cujo contrato deve alcançar 100 caminhões Actros monitorados.

“Um cliente antenado com as novidades conhece muito bem os benefícios que as tecnologias podem agregar ao dia a dia do caminhão e do motorista, bem como para a gestão de sua frota no transporte e logística”, reforçou Leoncini.

O executivo destaca a experiência de mais de 20 anos de atuação da Sascar e sua liderança na América Latina.

No primeiro trimestre deste ano, a Mercedes-Benz registrou a marca de 1.243 caminhões ativados com os serviços do sistema de gestão de frota FleetBoard, sendo 80% de modelos extrapesados. Esse total representou avanço de 11% em relação ao resultado obtido no mesmo de período do ano passado.

INTELIGÊNCIA ARTIFICAL –  Entre os avanços trazidos ao mercado brasileiro pelo Novo  Actros, o Mercedes-Benz Uptime já começa a se destacar entre os transportadores. De acordo com Silvio Renan, esta ferramenta de inteligência artificial criou um novo patamar de serviços de manutenção preventiva e preditiva no mercado brasileiro.

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Tecnologia digital do Novo Actros permite uso de sistemas que utilizam inteligência artificial em serviços de manutenção preventiva e preditiva

Por meio da conectividade, o sistema percebe qualquer alteração no veículo e avisa a central, possibilitando a antecipação da manutenção, otimizando a parada e proporcionado ganho de tempo. “O Mercedes-Benz Uptime reduz consumo e tempo de parada. Os motoristas e clientes estão gostando do sistema”, disse Renan.

A ferramenta inovou também no relacionamento e assistência técnica entre a Mercedes-Benz e de seus concessionários com os clientes da marca. Atualmente são mais de mil caminhões, de 725 clientes, ativados com o sistema.

De acordo com informações da montadora, até março foram realizados mais de 100 contatos com clientes, envolvendo 71 ocorrências para manutenções preventivas e 285 para corretivas. Os concessionários receberam a transmissão de 2.160 dados solicitando a intervenção e mais de 300 mensagens para conhecimento.

Por meio do projeto “Conectados”, concessionários estão replicando o conceito de monitoramento e gestão de frota em suas áreas de atuação. Segundo Silvio Renan, 17 já criaram mini-torres de controle em suas revendas para oferecer serviços Uptime e do Fleetboard aos seus clientes, os quais já atingem o número de 350.

ÓCULOS DE REALIDADE AUMENTADA – Essa nova solução contribui para a realização de diagnósticos  do caminhão mais rapidamente.  Esta tecnologia possibilita aos técnicos da Mercedes-Benz, baseados na unidade de Campinas/SP, darem suporte on-line para profissionais da oficina do concessionário com diagnósticos e reparos.

Segundo Renan, a aplicação desta tecnologia é iniciativa pioneira na Mercedes-Benz do Brasil e na Daimler Trucks, com a primeira aplicação na linha de produção de caminhões na fábrica de São Bernardo do Campo/SP, no início do processo de montagem inferior da cabina para manutenção preventiva.