São esperados mais de 440 mil caminhões com grãos nos terminais

Nesta terça-feira (11/02), o governo do Paraná deu início à “Operação Safra 2014”. Trata-se de uma campanha de comunicação direcionada a exportadores e carreteiros, cujo objetivo garantir o bom escoamento da safra de grãos, sem a formação de filas nos acessos ao Porto de Paranaguá. A ação será realizada pela Appa (Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina). Para a safra deste ano, a expectativa é movimentar entre 17 milhões e 20 milhões de toneladas de grãos. São esperados mais de 440 mil caminhões.

A ação visa reduzir as filas no entorno do complexo portuário e evitar o acúmulo de resíduos nas vias de acesso aos portos. “Não tenho dúvida de que será um sucesso, a exemplo do ano passado, quando não tivemos filas quilométricas de caminhões”, desta o governador Beto Richa

A “Operação Safra 2014” conta com materiais como folders (em versão impressa e virtual), com mapas das rotas até terminais de carga e descarga; totens na entrada dos terminais; outdoors e placas (nas estradas do Interior, na descida da Serra do Mar e na cidade, tanto nos acessos ao Porto quanto no Pátio de Triagem); entre outros materiais, com o objetivo de ordenar o fluxo durante o escoamento da safra e na manutenção da limpeza – fator que direta e indiretamente também gera consequências ao trânsito na estrada e na cidade.