540A fabricante de ônibus Comil negociou 1.028 unidades no primeiro semestre de 2007, que corresponde a um crescimento de 19,3% em relação ao mesmo período do ano passado. Conforme a Associação Nacional dos Fabricantes de Ônibus (Fabus), o mercado interno total absorveu 10.197 ônibus, volume 13,2% acima do vendido entre janeiro e junho de 2006.

O crescimento das vendas concentrou-se especialmente a partir de abril, quando a empresa lançou o rodoviário Campione Vision. Desde então, a produção da fábrica cresceu de 9,5 ônibus por dia para 12 ônibus diários, volume previsto para ser alcançado somente no final do ano. O desempenho levou a Comil e contratar 224 pessoas, elevando seu quadro para 2 mil funcionários. A previsão para o 2º semestre é ainda melhor, pois possui em carteira 680 carros que devem ser entregues até outubro.

De acordo com o diretor-comercial da Comil, Vilson Nandi de Medeiros, o desempenho relacionado com o aquecimento do mercado interno foi motivado pela redução dos custos de financiamento do BNDES e pelo aumento dos prazos de pagamento para 72 meses. Por outro lado, a desvalorização do real frente ao dólar afetou o desempenho das exportações brasileiras de ônibus. De forma geral, o mercado caiu 16,9%, incluindo unidades desmontadas. Por esse motivo, a Comil reduziu em 20% suas vendas externas no 1º semestre, totalizando 192 ônibus. Os ônibus da montadora estão presentes em 32 países, sendo que os principais mercados são Chile, Peru, América Central e República Dominicana.