Ter sucesso na profissão de motorista de caminhão não é tão simples como era alguns anos atrás. A lista de exigências antes da contratação efetiva é extensa, vai além da experiência na atividade.
Isso porque o mercado se tornou bastante competitivo e para conseguir um bom frete, ou até mesmo uma primeira oportunidade em uma empresa, é preciso adotar um comportamento mais profissional e garantir resultados qualitativos e quantitativos.
Os caminhões cada vez mais modernos e com tecnologia embarcada contribuíram para que os embarcadores e transportadores passassem a valorizar profissionais mais preparados e qualificados para prestarem os serviços. Essas exigências tornaram essencial que o motorista pratique uma condução segura, produtiva e de baixo custo operacional.
Confira algumas dicas de empresas ligadas ao setor para você ter um currículo profissional e mais competitivo:
1FABET
A gerente da Fabet – filial São Paulo, Salete Marisa Argenton, explica que ter conhecimento das modernas tecnologias embarcadas no veículo são fundamentais. Ela diz que não isso apenas não basta, pois é preciso estar atento à manutenção preventiva e preditiva, às técnicas de direção econômica e condução segura, legislação de trânsito, conhecimentos básicos de mecânica e bom relacionamento no setor. “Tudo isso é fundamental para a sobrevivência nesse mercado extremamente competitivo e predatório”, complementa.
Salete. “Pra quem está iniciando na atividade, é necessário um maior detalhamento nos treinamentos, considerando teoria e prática, comparado a um autônomo, mas tudo depende de quanto tempo de experiência tem o autônomo”, alerta.
Além da questão dos treinamentos, Salet reforça a importância do autônomo ter conhecimento necessário em relação aos custos do seu negócio para não aceitar valores abaixo do custo da viagem.
“ É comum ver pessoas depositarem todas suas reservas num sonho da compra de um caminhão e, mesmo pensando muito para dar um passo nesse sentido, acabam não considerando diversos fatores, as vezes por falta de conhecimento e de preparo para o novo negócio. Quando se deparam com a realidade e as variáveis existentes no cotidiano da atividade, as dívidas vão se avolumando, começam a reduzir seu tempo de descanso para produzir mais e aumentam a exposição a situações de riscos, que muitas vezes terminam em tragédias”, informou.
Salete considera treinamentos voltados a redução dos custos, finanças pessoais, matemática financeira, aprender a fazer controle de custos do equipamento e obter KPIs, com a finalidade de fazer a análise de fretes versus despesas são interessantes para aqueles que querem ter sucesso na profissão. “Na Fabet percebemos a diferença quando fazemos uma avaliação do aluno antes e depois dos treinamentos. Quando fazemos esse comparativo, notamos uma melhoria significativa em relação ao desempenho em matéria de consumo de combustível, manutenção, aproveitamento do tempo e das tecnologias embarcadas. Outro fator relevante são os resultados qualitativos, como melhoria na postura e relacionamento, maior responsabilidade do profissional, maior domínio do veículo em situações adversas e ganho de eficiência e produtividade”, destacou.