Depois de dois anos e investimentos de 30 milhões de dólares, o Hi-Road chegou ao mercado no segundo semestre de 2018 em substituição aos modelos Stralis. Com potências de 360cv, 400cv e 440cv, o Hi-Road passou a fazer parte da Hi-Family Iveco na condição de primo humilde do Hi-Way, este oferecido com potências de 440cv, 480cv e 560cv.

Para descobrir em maiores detalhes tudo que o Hi-Road pode oferecer, equipe da Revista O Carreteiro foi até a pista de teste da Iveco, ao lado da fábrica em Sete Lagoas para experimentar a configuração mais apreciada pelos transportadores: cavalo 6×2 com potência de 440 cv.

O semirreboque utilizado no teste foi uma unidade carga seca de três eixos lastreada com 37 toneladas de brita bem compactada, carga ideal para testes mais duros.

Como a ideia seria fazer diversas medições de consumo nas mais variadas situações, bem como observar diferentes formas de comportamento em frenagens (da mais leve à mais radical), além de medir o desempenho do caminhão em situações distintas de retomada de velocidade, a pista de testes era a melhor escolha.