Apesar do volume tímido, o total de caminhões licenciados em 2017 cresceu em relação ao ano anterior. Isso depois de três anos seguidos de queda. Os números fecharam com 51.941 unidades vendidas contra as 50.559 unidades de 2016, aumento de 2,7%, segundo dados da Anfavea, associação que reúne fabricantes de veículos automo­tores instalados no Brasil.

O grande salto da indústria de caminhões em 2017 aconteceu no último trimestre do ano passado, quando os emplacamentos tiveram aumento de 47% em relação ao período anterior. O resultado pode ser creditado em maior parte à Fenatran, a feira nacional do transporte, evento onde tanto os fabricantes de veículos, quanto de implementos rodoviários e outras empresas do setor conseguiram alavancar negócios.

Há bons sinais no ar, pois até mesmo a Anfavea acredita que a partir desses bons resultados a cena mude de vez a partir deste ano. Tanto é assim que a expectativa de crescimento é da ordem de 25%, o que resultaria num número próximo a 80.000 caminhões emplacados. E o agronegócio será o ator principal para que essa cena se concretize.

“A safra vai ajudar a vender mais modelos extrapesados, mas esperamos a recuperação também de outros segmentos, como o de veículos para entregas urbanas, cujas vendas caíram muito nos últimos anos. De qualquer forma, o percentual de crescimento esperado é alto porque o volume ainda é muito baixo”, conta Luiz Carlos de Moraes, vice-presidente da Anfavea e diretor de relações institucionais da Mercedes-Benz do Brasil.

3SEMIPESADOS

Semipesado Volkswagen 24.280, equipado com motor que dispensa o uso de Arla 32, se mantém há anos no topo de vendas. Modelo é disponível com transmissão manual de 9 marchas e automatizada de 6

É possível que nem a MAN Latin America imaginasse que 11 anos mais tarde o seu representante semipesado, o Constellation 24.280 6×2, estaria ocupando o topo do ranking de vendas por tantos anos consecutivos.  E em 2017 o modelo repetiu o desempenho, com 2.091 unidades vendidas que lhes garantiram participação de 14,77% de mercado.

Com preço sugerido de R$ 209.463,00 para o 0 km, e R$ 191.000,00 para um modelo fabricado em 2017, aparentemente a desvalorização não é elemento capaz de afugentar o transportador.  O 24.280 é equipado com motor que dispensa o uso de Arla 32, característica técnica que o torna único modelo em sua categoria com propulsor com tecnologia EGR de emissões. Esse motor MAN D08 de 6 cilindros em linha, entrega 277 cv de potência a 2.300 rpm e seu torque é de 107,1 mkgf de 1.100 a 1.700 rpm.

O modelo da marca Volkswagen oferece  ainda caixa de transmissão manual de 9 velocidades e opção também para versão com câmbio automatizado de 6 marchas, ambos fornecidos pela ZF. A unidade manual ganhou melhorias como o acionamento a cabo e servo assistência, mudanças que simplificam e suavizam as trocas de marchas. A caixa tem ainda um sensor de proteção contra erros de operação, o qual preserva o trem de força durante a mudança de velocidade. Cabe destacar também, o sistema de freio melhorado, que passou a contar com freio motor de cabeçote EVB, com cerca de 200 cv de potência.