Reconhecido pelo júri como um veículo que proporciona baixo custo operacional, espaço na cabine, custo/benefício e ótimo atendimento pós-venda oferecido pela empresa, o DAF XF105 acaba de conquistar no Reino Unido o prêmio Caminhão de Frota do Ano de 2019 (Fleet Truck of the Year 2019). A premiação é organizada pela revista britânica Motor Transport.

O diretor de marketing & vendas e membro do Conselho de administração da DAF Trucks, Richard Zink, destacou que este é mais um prêmio conquistado pela linha DAF, em diferentes mercados da Europa onde a marca atua, desde o lançamento do novo modelo, que se destaca pela economia de 7% no consumo de combustível em relação à linha anterior.

Outros requisitos destacados no modelo que justificaram a premiação foram o espaço na cabine e o suporte pós-venda prestado pela rede, além de valor de revenda, entre outros itens. “O reconhecimento da série XF em 2019 representa a 18ª prêmiação da DAF desde que os primeiros Prêmios de Transporte Motorizado foram introduzidos em 1986”, acrescentou Zink.

Ainda de acordo com o executivo, a DAF encerrou 2018 como a segunda marca de caminhões da Europa, com participação de 16,6% no segmento de pesados. “Nós éramos líderes de mercado em nada menos do que sete países, com o número recorde de 67.000 mil caminhões, maior volume na Alemanha. “Além disso, a marca tem sido líder na venda de cavalos-mecânicos na Europa há muitos anos”, adicionou.

Este ano, a DAF ampliou sua gama de caminhões para o segmento de construção, com várias configurações, incluindo uma versão 8×4, além de eixo dianteiro para 10 toneladas e um traseiro de 7,5 toneladas. Entre outras versões a empresa lançou o CF 10×4, para mercados específicos.