A Continental Pneus, que no Brasil comercializa uma linha completa de modelos para as mais diversas aplicações de transporte, alerta para os prejuízos decorrentes do desgaste irregular dos pneus de carga e informa estudo recente, o qual o custo por quilômetro rodado quase dobra quando os pneus, sejam eles novos ou recapados, são prematuramente removidos por desgaste irregular. De acordo com o gerente nacional de vendas de Pneus para Veículos Comerciais da Continental, Gilberto Viviani, são múltiplos os fatores que determinam essa deterioração, entre eles o desalinhamento da suspensão, poscionamento da quinta roda, calibragem dos pneus e a má condição dos aros, além da falta de manutenção dos elementos rotativos, da suspensão e dos terminais e batentes. Com as novas tecnologias, um pneu radial de carga pode entregar algo entre 100 e 140 mil km em uma operação rodoviária de longa distância nas condições de rodagem das estradas brasileiras se adequadamente utilizado. Daí a importância de se evitar o desgaste irregular, que compromete a vida útil do pneu. “Toda a atenção é pouca. Quando pneus do eixo direcional apresentam um padrão irregular, conhecido como rebaixamento das barras, uma causa bem provável pode ser a baixa pressão de inflação”, destaca. A Continental está disponibilizando informações sobre procedimentos de manutenção no site www.conti.com.br.