Vencedor será conhecido na próxima semana, em evento em São Paulo

A Continental Pneus acaba de divulgar a lista com os cincos projetos finalistas da primeira edição do “Prêmio Futuro Sustentável” promovido pela empresa com o objetivo de incentivar estudantes de Engenharia a desenvolverem soluções inovadoras que possam contribuir para o uso ecológico, gestão e reutilização de pneus inservíveis.

Os vencedores irão ganhar um estágio de duas semanas no Centro de Pesquisa e Desenvolvimento da empresa na Alemanha e o professor orientador responsável pelo grupo receberá um iPad.

Foram classificados os seguintes trabalhos: Produção de manta sustentável para aterros sanitários (UniFOA de Volta Redonda,  Rio de Janeiro); Utilização de concreto e borracha de pneu para produção de bloquetes (Escola de Engenharia de Lorena – Universidade de São Paulo, São Paulo); Produção de tachões reciclados para condomínios e empreendimentos verdes (Universidade Federal Rural da Amazônia, Belém); Estudo sobre o uso de pó de pneus para produção de cerâmica estrutural (Faculdade Redentor, Itaperuna, Rio de Janeiro); e Utilização de misturas de pneus triturados e solo para construção de aterros rodoviários (Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Natal).

“As universidades estão repletas de estudantes com boas ideias, apenas à espera de um incentivo. Nossa intenção foi instigar a criatividade dos futuros engenheiros para que eles se conscientizem da importância que a sua atividade profissional tem no desafio de preservar o meio ambiente, pensando nas futuras gerações”, explica Luciana Ferreira, gerente de marketing da Continental Pneus para a América Latina.

Segundo a executiva, o comitê julgador se surpreendeu positivamente com qualidade e inovação presentes nos 36 trabalhos inscritos. “Muitos projetos incluíram, além de descritivos técnicos detalhados, resultados de testes de viabilidade econômica, impacto ambiental, poluição sonora, resistência à umidade e até mesmo fotos de protótipos”, detalha. O vencedor será definido no próximo dia 29, em São Paulo, após apresentação oral dos trabalhos para a comissão julgadora.