A Controlar, empresa responsável pela realização da Inspeção Ambiental Veicular na frota de veículos diesel da capital paulista, inspecionou neste primeiro mês cerca de 600 veículos, entre carros, vans, micro-ônibus e ônibus, e quase a metade (47,65%) não foi aprovada. Desse total, praticamente 50% é formada por veículos rejeitados, ou seja, aqueles que tiveram problemas na inspeção visual e nem passaram pelo controle de emissão de gases poluentes. Porém, segundo o diretor de Operações e Desenvolvimento da Controlar, Eduardo Rosin, esse número poderia ser bem menor se os motoristas observassem detalhes simples.
Por esse motivo, a empresa orienta que antes de levar ao veículo a inspeção deve verificar o nível de óleo do motor, se o filtro de ar está limpo, observar se há vazamentos aparentes e manter o lacre da bomba injetora intacto. Vale lembrar que o motorista cujo veículo é rejeitado na inspeção visual tem até 30 dias para realizar mais uma vez o processo gratuitamente. Entretanto, quando for necessário mais de dois agendamentos, o proprietário deverá pagar a tarifa de inspeção no valor de R$ 52,73 e o veículo que não realizar a inspeção estará sujeito à multa de R$ 550,00.
Os motoristas também devem ficar atentos quanto ao agendamento, já que a Inspeção Ambiental Veicular é obrigatória e segue a placa de licenciamento dos veículos. Quem deixar para a última hora pode não conseguir horário em tempo hábil e estará sujeito às penalidades previstas em legislação prevista pela Prefeitura de São Paulo. Mais informações, acesse www.controlar.com.br ou ligue para (11) 3545-6868.