Dados da Anef (Associação Nacional das Empresas Financeiras e dos Bancos das Montadoras) revelam que o saldo total de crédito para aquisição de veículos fechou o primeiro semestre de 2011 em R$ 194,9 bilhões, um crescimento de 4,8%. Já o total de crédito do Sistema Financeiro Nacional aumentou 7,5% no mesmo período. “Manteremos a expectativa de aumento de 10% da carteira de financiamento em 2011”, garante Décio Carbonari de Almeida, presidente da entidade.
Em junho, as vendas à vista representaram 40% do total de veículos e comerciais leves vendidos. Já o leasing registrou queda neste ano, de 11% em 2010 para 7%, no primeiro semestre. As vendas a prazo sofreram uma leve redução, passando de 63% no ano passado para 60% em 2011.
A entidade destaca também que os seis primeiros meses foram marcados pelo impacto das medidas do Banco Central. “Vale ressaltar também o aumento das vendas a frotistas pelas montadoras, em boa parte pagas à vista, o que também contribuiu para a redução da participação relativa do CDC e Leasing nas vendas totais”, completa o presidente. Durante o semestre, o Finame respondeu 73% das vendas de comerciais leves e caminhões, os outros 27% se dividiram entre compras à vista, financiamento, consórcio, leasing e Finame leasing.