O Departamento de Custos Operacionais (DECOPE) da NTC&Logística divulgou que a demanda transportes rodoviários de cargas no Brasil voltou a avançar e atingiu o melhor resultado em mais de dois meses. Apesar do resultado, o setor ainda está impactado pelos efeitos da pandemia de corona vírus.
Os dados fornecidos pelas empresas do setor, mostram que a demanda teve melhora de 1,5 ponto percentual na semana até 7 de junho, e agora apresenta queda de 38,27% em relação aos níveis verificados antes da crise sanitária e econômica.
Esse é o melhor resultado desde a semana terminada em 29 de março, quando o recuo da demanda atingia 26,9%. Desde o início do levantamento, exatamente em março, o menor nível foi registrado na semana até 19 de abril –queda de 45,2%.
Além da melhora na demanda, o percentual de empresas que tiveram queda no faturamento durante a pandemia diminuiu para 88%, ante 93% na semana anterior. Em meados de maio, o índice chegou a 94%, de acordo com as respostas obtidas na pesquisa.
No caso das cargas fracionadas, que contêm pequenos volumes, a sondagem mostrou uma melhora de pouco mais de 2 pontos na comparação semanal, embora ainda haja uma variação negativa de 36,46% em relação aos níveis pré-pandemia.
Já para cargas lotação, que ocupam toda a capacidade dos veículos e são utilizadas principalmente nas áreas industriais e agrícolas, a retração chegou a 39,37% na última semana, melhora de 0,8 ponto.
Fonte: NTC