A Cummins apresentou na IAA – Salão Internacional de Veículos Comerciais – o motor ISX 15, que atende as exigências do EPA 2010, e traz a tecnologia VGT Turbocharger, além do novo sistema de pós-tratamento Redutor Catalítico Seletivo (SCR) que trabalha em conjunto com o Filtro de Particulados da Cummins. A potência do ISX 15 é de 400-600 hp (298-447 kW) com saídas de torque 1966-2780Nm. O novo motor conta ainda com um sistema de alta-pressão common-rail – já utilizado em motores de veículos pesados – capaz de injetar quantidade precisa de combustível e uma pressão bastante elevada o que contribui para menor consumo de combustível. “Até o final de agosto, a Cummins produziu mais de 30.000 motores já regulamentados pela EPA 2010, com o sistema de pós tratamento SCR em toda sua linha de motores. Estes propulsores cumprem as promessas da empresa no quesito economia de combustível, com até 6% de melhoria, juntamente com uma redução equivalente as emissões de CO2”, afirmou o diretor de negócios de motores automotivos para Europa, Oriente Médio e África, Neil Pattison.