A Cummins registrou em 2019 crescimento de 50% nas vendas de motores básicos ReCon. Os produtos remanufaturados integram a divisão de reposição da fabricante de motores e estão disponíveis para veículos e equipamentos.

A linha de produtos ReCon é composta por motores básicos e parciais, injetores, módulos de controle do motor, bomba de combustível de alta pressão e cabeçotes. Aderir à utilização da linha ReCon é contar com um produto que traz, inclusive, a garantia de fábrica nacional, já que a gama segue as mesmas especificações e requisitos de um produto novo.

Mariana Marcondes, Líder de Marketing de Peças de Reposição da Cummins Brasil, explica que nos últimos anos ampliaram o fornecimento para aplicadores e clientes finais, por meio dos canais de vendas, elevando a disponibilidade do produto nos pontos mais próximos aos clientes. “Também realizamos treinamentos com os profissionais de vendas com foco na aceitação dos nossos motores. Queremos que o consumidor entenda o que é o produto remanufaturado, a diferença com relação ao recondicionamento e suas vantagens. Em 2020, o objetivo é dar continuidade com a estratégia. Ampliamos a produção para ganharmos melhor eficiência e agilidade no atendimento”, afirma.

De acordo com a Cummins, diversas são as exigências para uma peça Cummins ser remanufaturada e inserida no mercado com a marca ReCon. O cliente ainda conta com a possibilidade de atualizações técnicas de engenharia. E as vantagens para o cliente que opta pelo produto remanufaturado são muitas, a começar pelo menor custo. Em média, um componente remanufaturado custa entre 20% e 30% menos quando comparado a um novo produto. Além disso, o tempo de espera com o veículo parado é significativamente menor, já que o usuário não necessita aguardar pela reforma do motor original.