Recente estudo elaborado pela Coopercarga Logística demonstra que o óleo diesel sofreu aumento abusivo entre 2001 e 2006, contabilizando prejuízos ao segmento de transporte de cargas, além do risco de desaparecimento desse setor por falta de recursos suficientes para manter a atividade. Durante esse período, o preço do óleo diesel subiu 140%, enquanto a gasolina 40,9%, resultando numa diferença de 100%.

Para piorar a situação do transporte rodoviário de cargas no País, somado a esse ao aumento abusivo do óleo diesel constam a situação precária da maior parte da malha rodoviária nacional, a ausência de segurança com o roubo de cargas, a excessiva carga tributária e, conseqüentemente, uma frota de caminhões sucateada, com veículos acima de 18 anos.

Através desse estudo, a Coopercarga pretende alertar as autoridades que o impacto no óleo diesel resulta em perda de 50% sobre o faturamento e que este números precisam ser revistos, pois não há condições de sustentar uma operação de transportes com custos nesses patamares. No Brasil, por exemplo, mais de 60% do que é produzido é transportado por caminhão.