A marca holandesa de caminhões DAF iniciará nos próximos dias a construção de sua unidade brasileira, no município de Ponta Grossa/PR. Com investimentos de US$ 200 milhões e previsão para  começar a produção em meados de 2013, a empresa pretende fabricar inicialmente 10 mil caminhões anualmente no País.  O primeiro passo já foi dado. Segundo a companhia, quatro caminhões da marca estão rodando em território nacional para testes e adaptações. Até dezembro deste ano, outras 11 unidades devem ser avaliadas nas estradas brasileiras.
Para Harrie Schippers, presidente da DAF, \”é um momento excelente para entrar no Brasil\”, mesmo com a baixa nas vendas de veículos comerciais nos quatro primeiros meses deste ano. \”Os brasileiros estarão  acostumados com a tecnologia do Euro 5 quando começarmos as vendas\”, acrescenta Harrie, reiterando que a companhia tem expectativa inicial de conquistar 10% de participação de mercado no segmento de veículos pesados em cinco anos.  Sobre o cenário de curto prazo, o diretor comercial da DAF no Brasil, Michael Kuester, afirma que não há motivo de preocupação. \”Não estamos pensando no mercado atual, de 170 mil unidades, mas nos 250 mil a 300 mil do futuro.\” Além da fábrica, a DAF vai ter um centro de distribuição de peças e está decidindo entre São Paulo e Minas Gerais para sua instalação, que vai acontecer antes da inauguração da fábrica. Na Europa, o cliente recebe as peças em 24 horas. No Brasil poderá demorar mais, devido ao tamanho do  País.
Na semana passada, técnicos do Inmetro estiveram na Holanda para certificar o motor da empresa para uso no Brasil. Na Europa, ela acabou de apresentar sua versão do Euro 6, menos poluente, que será usado em 2013. A DAF é controlada pela Paccar, que  também detém as marcas Kenworth e Peterbilt.

Fonte: Valor Online