A Daimler AG prevê reduzir o consumo de diesel e de emissões de CO2 na próxima década. Quem afirma isso é o responsável pelas Divisões de Caminhões e Ônibus do Grupo Daimler AG, Andreas Renschler, ao dizer que em dez anos os veículos comerciais irão consumir 20% menos de combustível e reduzir as emissões de CO2 na mesma quantidade. O executivo estabeleceu perspectivas para os engenheiros da fábrica de veículos comerciais de Stuttgart, na Alemanha, para otimizar o desempenho dos caminhões a partir do aprimoramento da aerodinâmica do veículo e do reboque ou semirreboque e também ajustar os sistemas de transmissão para o uso de combustíveis alternativos e, eventualmente, o trem de força híbrido. De acordo com a empresa, as medidas serão necessárias porque durante as últimas décadas a tecnologia do veículo já foi levada aos limites do que era tecnicamente possível. Isso se deve ao fato de que a eficiência e a economia no consumo de combustível sempre desempenharam papel fundamental no desenvolvimento de caminhões.

Um test-drive foi realizado pela Mercedes-Benz, denominado Transalp Trucking 2010, com caminhões atuais e seus antecessores, a partir de um período que se estende por cinco décadas. Na ocasião, os engenheiros fizeram avaliações de um Mercedes-Benz Actros 1844 e um modelo de 1964, o Mercedes-Benz LP 1624, dirigidos em uma rota acidentada de longa distância. Os resultados não foram apenas próximos a uma diferença de 50% no consumo de diesel e de emissões de CO2 por tonelada de carga útil, mas também registrou uma queda em emissões de material particulado (PM) e óxido de nitrogênio (NOx) de até 98%. O veículo LP 1624 consumiu quase 20% a mais de combustível do que o Actros 1844.  Se o consumo de combustível for calculado em relação à carga útil, os resultados mostram que o caminhão veterano consome 2,34 litros de combustível por tonelada transportada em uma distância de 100 quilômetros, enquanto o Actros precisa de apenas 1,27 litro, o que representa uma redução de cerca de 50% no consumo de combustível e nas emissões de CO2. Os engenheiros da Daimler estão agora se preparando para o Euro 6, que será aplicado em 2014.