A partir de 2023, clientes começam a testar caminhões movidos a célula de combustível na Europa. O anúncio foi feito ontem (17 de setembro) na Alemanha pela Daimler Trucks durante a apresentação de sua estratégia tecnológica de eletrificação de caminhões.

A tecnologia da célula de combustível com base em hidrogênio para operações de longas distâncias recebeu destaque da companhia durante o evento. Por conta disso, na ocasião foi apresentado mundialmente o caminhão GenH2 Truck, veículo de carga com autonomia para 1.000 quilômetros ou mais com um só tanque de hidrogênio líquido.

Segundo a empresa, a opção pelo hidrogênio líquido ao invés do gasoso se deve à sua maior densidade energética, o que possibilitará ao GenH2 Truck desempenho igual ou equivalente a caminhões convencionais movidos com motor a diesel.

A Daimler Trucks planeja iniciar os testes deste caminhão junto a clientes em 2023 e começar a produção em série a partir da segunda metade desta década.

Durante o evento a Daimler Trucks apresentou também dois caminhões movidos a eletricidade. Pela primeira vez a companhia fez uma prévia do “eActros LongHaul”. Movido exclusivamente a bateria, este caminhão tem autonomia para cerca de 500 quilômetros e está previsto para começar a ser produzido em série em 2024.

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O eActros LongHaul movido a bateria  tem autonomia para aproximadamente 500 quilômetros. Inicio da produção em série está previsto para 2024

Outro caminhão da marca totalmente movido a bateria é o . Este veículo começou a ser testado em 2018 por clientes em operações diárias. Com autonomia de aproximadamente 200 quilômetros este caminhão começa a ser produzido em série em 2021.

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O eActros para distribuição urbana começou a ser testado por clientes em 2018. Com autonomia de cerca de 200 quilômetros, a produção deste caminhão terá início em 2021

O CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, Martim Daum, reforçou que a companhia está buscando o transporte livre emissões e com foco em tecnologias genuinamente neutras em CO2. Destacou ainda que a tecnologia de células de combustível à base de hidrogênio tem potencial de sucesso no mercado no longo prazo.

Sobre a estratégia de caminhões elétricos para distribuição urbana e médias distâncias e hidrogênio líquido para trechos mais longos, o executivo destacou que essa combinação permite à Daimler Trucks oferecer aos clientes as opções mais adequadas à cada aplicação.

“A energia da bateria será mais usada para transporte de carga com peso menor e que operem em distâncias mais curtas. A célula de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas”, acrescentou.