A partir de 2023, clientes começam a testar caminhões movidos a célula de combustível na Europa. O anúncio foi feito ontem (17 de setembro) na Alemanha pela Daimler Trucks durante a apresentação de sua estratégia tecnológica de eletrificação de caminhões.
A tecnologia da célula de combustível com base em hidrogênio para operações de longas distâncias recebeu destaque da companhia durante o evento. Por conta disso, na ocasião foi apresentado mundialmente o caminhão GenH2 Truck, veículo de carga com autonomia para 1.000 quilômetros ou mais com um só tanque de hidrogênio líquido.
Segundo a empresa, a opção pelo hidrogênio líquido ao invés do gasoso se deve à sua maior densidade energética, o que possibilitará ao GenH2 Truck desempenho igual ou equivalente a caminhões convencionais movidos com motor a diesel.
A Daimler Trucks planeja iniciar os testes deste caminhão junto a clientes em 2023 e começar a produção em série a partir da segunda metade desta década.
Durante o evento a Daimler Trucks apresentou também dois caminhões movidos a eletricidade. Pela primeira vez a companhia fez uma prévia do “eActros LongHaul”. Movido exclusivamente a bateria, este caminhão tem autonomia para cerca de 500 quilômetros e está previsto para começar a ser produzido em série em 2024.
Outro caminhão da marca totalmente movido a bateria é o . Este veículo começou a ser testado em 2018 por clientes em operações diárias. Com autonomia de aproximadamente 200 quilômetros este caminhão começa a ser produzido em série em 2021.
O CEO da Daimler Truck AG e membro do Conselho de Administração da Daimler AG, Martim Daum, reforçou que a companhia está buscando o transporte livre emissões e com foco em tecnologias genuinamente neutras em CO2. Destacou ainda que a tecnologia de células de combustível à base de hidrogênio tem potencial de sucesso no mercado no longo prazo.
Sobre a estratégia de caminhões elétricos para distribuição urbana e médias distâncias e hidrogênio líquido para trechos mais longos, o executivo destacou que essa combinação permite à Daimler Trucks oferecer aos clientes as opções mais adequadas à cada aplicação.
“A energia da bateria será mais usada para transporte de carga com peso menor e que operem em distâncias mais curtas. A célula de combustível tende a ser a opção preferida para cargas mais pesadas e distâncias mais longas”, acrescentou.